Número total de visualizações de páginas

Informação útil...

Por favor, caso queiram ver as "Mensagens antigas" neste blogue no fim de cada página, CLIC na Página: "Mensagens antigas" e para voltar "Página inicial" Obrigado.


Quém é Manuel Beja!

O Ex.mo Sr. Manuel Beja, é o Conselheiro das Comunidades portuguesas na Suíça...

Presidente da Comissão dos Fluxos Migratórios do Conselho Comunidades Portuguesas (CCP).

De seu nome: Manuel Afonso Lourenço Beja

quinta-feira, 17 de março de 2011

Trabalhadores consulares vão entrar em greve na suíça

Sabe-se que a situação salarial dos trabalhadores consulares, professores e outros funcionários do Estado português em actividade na Suíça, se agrava há vários meses, sem que o Governo Sócrates / PS “mexa uma palha” para a sua solução. A indiferença e o reconhecido desdém dos actuais governantes perante a precária situação financeira dos seus funcionários, provocada pela diferenciação cambial e os actuais cortes orçamentais, merecem, por parte da comunidade portuguesa residente na Suíça a total condenação. O Governo português não está a honrar com os seus compromissos, garantindo, como é sua obrigação, os meios de sustentabilidade necessários aos funcionários em actividade no exterior. Senão, vejamos, considerando as perdas cambiais e os cortes salariais, em média, os salários dos funcionários consulares rondam um pouco mais de três mil francos suíços, menos que o salário mínimo garantido a um trabalhador da indústria hoteleira. Deste montante, mais de 60 por cento, são destinados a pagamento das rendas dos alojamentos, fora o resto. Com salários deste valor é impossível viver condignamente na Suíça. A ameaça de greve, no decorrer do mês de Março, dos funcionários consulares e diplomáticos da embaixada em Berna, consulados de Genebra, Zurique, os escritórios em Lugano e Sion e a delegação da ONU, é mais do que compreensível; “é a última alternativa que lhes resta”. Para além da prevista greve, as autoridades portugueses tiveram conhecimento, na sequência de um abaixo-assinado que lhes foi entregue, do provável envio de uma carta de denuncia da situação a Micheline Calmy-Rey, Presidente da Confederação Helvética e Ministra dos Negócios Estrangeiros Suíça, “explicando a situação de precariedade em que vivem os funcionários consulares portugueses neste país.” Se tal acontecer, a imagem de Portugal fica ao nível das “repúblicas das bananas”, longe, muito longe, da imagem digna de Portugal parceiro internacional respeitado, um país moderno, na linha da frente da União Europeia. A realidade é amarga! Ao ser mantida por muito mais tempo pode levar as famílias dos funcionários a terem de recorrer à assistência social local. O Governo Sócrates / PS sabe disso e não age. Perante o facto, das duas, uma, ou estamos presente um Governo que está a dormir, ou que pretende alastrar a guerra social contra os trabalhadores e a população portuguesa para fora das suas fronteiras. Também pode ser as duas coisas! Estamos certos que os trabalhadores consulares vão conseguir superar os desânimos, as resignações, os medos, e lutar contra este estado de coisas. E, não esqueçam, serão mais fortes com a solidariedade dos utentes, com a solidariedade comunidade portuguesa. É preciso derrotar esta política que a todos penaliza.
Vamos dar uma volta a isto!

Manuel Beja
Conselheiro das Comunidades Portuguesas / Suíça

manuel.beja@bluewin.ch

6 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais gostava de mostrar o meu espanto quanto à relativa pressa em fazer ver os cortes do estado nos vencimentos dos funcionarios consulares !!!! todos , mas todos como cidadãos portugueses devemos ser conscientes do estado do Pais e saber aceitar as necessidades e dificulades exigidas e enfrenta-las com patriotismo !!!!
Eu estou neste momento a viver na suiça , fui obrigado a imigrar porque o meu pais não me dava opurtunidade de trabalhar e ter uma vida digna ... Mesmo assim não falo nem venho fazer publicidade maliciosa contra o meu país !!!! temos que aceitar a realidade e assumir as nossas responsabilidades , pois o país não esta desta forma por ele proprio mas sim por culpa de todos nós !!! nós somos o problema assim como poderemos ser a solução.
O que mais me indigna é que leio aqui que um salário de 3000 e poucos francos não dá para viver com dignidade na suiça !!!! Eu estou aqui a viver e a trabalhar com um vencimento de 1800 francos !!!!! que será isto !!!! se 3000 são indignos então 1800 não me merecem reparo ... mas vivo e vivo com dignidade !!!!!!!!!!!! embora não esteja a ser acompanhado pelos meus direitos porque tenho um consulado que não me dá apoio ... tenha um pais que se esqueçeu de mim , e tenha obrigações aqui na suiça não me lamento de um corte de 10% no meu salario ...
Deviam vir para o terreno , sair dos escritórios e ver a realidade dos VERDADEIROS portugueses que vivem aqui na suiça com muito menos de 3000 francos e não « Fazem queixinhas de portugal » ... .
Olhem-se bem ao espelho e antes de reclamar os 10% tentem perceber se os outros 90% valem o trabalho que voçês fazem ....
A minha mulher é professora em portugal porque ainda não tem o diploma reconhecido aqui na suiça e trabalha nas limpezas por 1800 FR como eu !!!!! vergonha a voçes !!!! É por gente como voçês que só se interessa por eles prórios e pelo DINHEIRO e VIDA FAÇIL que Portugal está assim e só mudara quando gente como eu puder mudar alguma coisa !!!!
Infeliz 25 de Abril ....

Anónimo disse...

[url=http://ivlkrwnnz.com]gbLjIniMLA[/url] - ZjlFToftxWDc , http://hhmgziigpu.com

Anónimo disse...

Obrigado por coisas boas

Anónimo disse...

Excellent website. Plenty of uѕeful infο here. I am sending it to sеvеral pals
ans also sharing in deliciоus. And obviously, thanks оn уour sweаt!


Mу homepаge Cooperacioninternacional.Com

Anónimo disse...

I prefer Eсo-friеndlу Smoke E-cigs, аѕ thеу
are quite conѵenient to usе. Ι don't have to refill the particular cartridge over and over. I don't have to help
keep сharging the batterу. Τhesе are make uѕe οf and
toѕs affordable ωhοlеsome optiοns for me.
I am amаzeԁ at the range оf flаvors they offer.
I've tried a lot of them. The tobacco taste is quite rich and creamy. I possibly could at last get control over my personal unhealthy smoking habits that have been becoming a risk for me and individuals around me.

Also visit my weblog :: green smoke coupon codes

Anónimo disse...

Ӏ fеel this iѕ one of the such a lot vіtаl info foг me.
And і'm glad reading your article. However want to commentary on few basic things, The site taste is great, the articles is really excellent : D. Excellent activity, cheers

Here is my blog; v2 cigs